A partir do Decreto estadual Nº 67.979, de 25 de setembro de 2023, que regulamentou as Lei de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874), o Código de Defesa do Empreendedor (Lei estadual nº 17.530) e a Lei Estadual n° 17.761, de 25 de setembro de 2023, que instituiu procedimentos de licenciamento simplificado para exercício de atividades econômicas no Estado de São Paulo, foi criado o programa Facilita SP com o objetivo de estabelecer padrões para a classificação de riscos de atividades econômicas em três níveis: baixo, médio e alto.
O Facilita SP tem como objetivo transformar o estado no maior polo de liberdade econômica para novos negócios do Brasil, com maior competitividade e atrativos para investimentos, promovendo o crescimento econômico e a criação de oportunidades de trabalho e renda.
A meta do Facilita SP é garantir a liberdade do cidadão de desenvolver atividades econômicas, trabalhar, gerar reservas e investir com menor interferência estatal, além de aliviar a burocracia sobre os empreendedores e empresários e impulsionar o desenvolvimento econômico de forma mais rápida e simples.
Quem ganha com o programa de Liberdade?
Empreendedores e empresários
Com menos burocracia, os empreendedores podem trazer ideias ao mercado de forma ágil, estimulando a concorrência e aprimorando a eficiência operacional dos seus negócios.
Trabalhadores Com o aumento do número de empresas e negócios, cresce também o número de empregos e oportunidades, promovendo melhores salários e condições de trabalho.
Municípios Com a atividade econômica crescendo, a cidade melhora seus serviços públicos e reduz o risco de vulnerabilidades sociais.
Comentários